Como foi criado o jogo indie Celeste? Uma análise da história por trás do sucesso

Celeste é um dos jogos indie mais aclamados dos últimos anos, conhecido por sua jogabilidade desafiadora e história emocionante. Mas como exatamente esse jogo foi criado? Neste artigo, vou explorar os bastidores do desenvolvimento de Celeste, desde suas origens humildes até seu lançamento bem-sucedido.

Para começar, é importante entender que Celeste foi criado por uma equipe muito pequena. O jogo foi desenvolvido pelo programador canadense Maddy Makes Games, também conhecido como Matt Thorson, e pela artista americana Noel Berry. Juntos, eles trabalharam em Celeste por mais de quatro anos, refinando a jogabilidade e a história até chegar ao produto final que conhecemos hoje.

Ao longo deste artigo, vou mergulhar nas decisões criativas que levaram ao sucesso de Celeste, desde a escolha da estética pixel art até a inclusão de elementos de acessibilidade para jogadores com deficiência. Além disso, vou explorar a recepção crítica e comercial do jogo, bem como o impacto que ele teve na indústria de jogos indie como um todo.

Criação e Desenvolvimento

Celeste é um jogo indie desenvolvido pela equipe canadense da Maddy Makes Games, liderada por Maddy Thorson. O jogo foi lançado em janeiro de 2018 e rapidamente se tornou um sucesso de crítica e público. Nesta seção, vamos falar sobre o processo de criação e desenvolvimento do jogo, abordando desde a concepção inicial até o lançamento.

Concepção Inicial

A ideia para Celeste surgiu em uma game jam em 2016, onde a equipe de Matt Thorson criou um protótipo de um jogo de plataforma em que o objetivo era escalar uma montanha. A equipe ficou satisfeita com o protótipo e decidiu continuar trabalhando no jogo. A ideia era criar um jogo de plataforma desafiador, com uma narrativa emocional e personagens cativantes.

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Protótipo e Mecânicas de Jogo

Com a ideia inicial em mente, a equipe começou a trabalhar no protótipo de Celeste. Eles queriam criar um jogo de plataforma que fosse difícil, mas justo, e que recompensasse os jogadores por sua habilidade e perseverança. Para isso, eles criaram mecânicas de jogo como o dash, que permite que o jogador se mova rapidamente na horizontal ou na vertical, e o wall jump, que permite que o jogador salte de paredes. Essas mecânicas foram refinadas ao longo do desenvolvimento do jogo para garantir que fossem precisas e responsivas.

Narrativa e Personagens

Além das mecânicas de jogo, a equipe também queria criar uma narrativa emocional e personagens cativantes em Celeste. A história do jogo gira em torno de Madeline, uma jovem que decide escalar a montanha Celeste para superar seus medos e inseguranças. Ao longo do jogo, Madeline encontra outros personagens, como Theo e Granny, que a ajudam em sua jornada. A equipe trabalhou duro para garantir que a narrativa do jogo fosse coesa e que os personagens fossem bem desenvolvidos.

Design de Níveis e Desafios

Um dos aspectos mais importantes de Celeste é o design de níveis e desafios. A equipe queria criar um jogo que fosse difícil, mas justo, e que recompensasse os jogadores por sua habilidade e perseverança. Para isso, eles criaram mais de 600 níveis diferentes, cada um com seu próprio conjunto de desafios. A equipe trabalhou duro para garantir que cada nível fosse bem projetado e que os desafios fossem justos e recompensadores.

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Trilha Sonora e Efeitos Sonoros

Por fim, a equipe de Celeste também trabalhou na trilha e efeitos sonoros do jogo. A trilha sonora foi composta por Lena Raine e é considerada uma das melhores trilhas sonoras de jogos indie de todos os tempos. Os efeitos sonoros foram criados por Kevin Regamey e ajudam a criar uma atmosfera imersiva e emocional em Celeste. A equipe trabalhou duro para garantir que a trilha sonora e os efeitos sonoros complementassem bem a jogabilidade e a narrativa do game.

Lançamento e Recepção

O jogo Celeste foi lançado em 25 de janeiro de 2018 para várias plataformas, incluindo Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC. 

O jogo foi bem recebido pela crítica e pelos jogadores, com elogios à sua jogabilidade desafiadora, história emocionante e trilha sonora envolvente. Ele ganhou vários prêmios, incluindo o prêmio de Jogo do Ano no Independent Games Festival em 2018.

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Desde o seu lançamento, Celeste tem sido um sucesso comercial e cultural, atraindo uma base de fãs dedicada e inspirando outros desenvolvedores independentes a criar jogos desafiadores e emocionantes.

E caso você queira jogar a versão original do Celeste (feita para PICO-8), ela está disponível no Itch.io da Maddy Makes Games. Clique aqui para jogar!

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